quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Efeitos auditivos e restrições


O Trio é um palco sobre rodas, com uma potência de 100.000 Watts rms em 360 graus, para espetáculos musicais. Oferece a possibilidade de realizar espetáculos em movimento ou parado, bem como de atuar em diferentes locais no mesmo dia. Isto só é possível porque as infra-estruturas estão sempre prontas a funcionar. Versatilidade, flexibilidade, mobilidade e alta qualidade de som, são as principais características deste inédito produto na Europa, que garante um desempenho de alto nível profissional.
Nos anos 1960 os amplificadores usados tinham uma potência de 100 watts. Nos anos 1970 atingiam 20 a 30 mil watts, possuindo dez anos mais tarde valores entre 100 a 500 mil watts, capazes de provocarem danos à audição, sobretudo dos músicos.
A pressão sonora sofrida pelos músicos dos trios superam aos de musicas de rock e de orquestras, resultando tal exposição em sintomas como dor de cabeça, sensação de plenitude auditiva e tontura, alem da presença de zumbidos com a perda da capacidade auditiva. Tais efeitos tornam necessárias medidas de proteção auricular por parte dos profissionais que tocam sobre os trios.
Também entre os foliões e ouvintes involuntários (tais como moradores próximos ao trajeto dos trios) estão sujeitos aos efeitos nocivos do volume sonoro a que estão expostos, merecendo cuidados. Algumas cidades históricas têm proibido os trios em suas ruas, visando proteger os prédios das fortes vibrações causadas pela potencia sonora excessiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário